O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem declarado a aliados que o partido não deve avançar com uma possível fusão com o PSDB, principalmente devido à falta de consenso interno sobre o tema. Em vez disso, o partido está considerando a possibilidade de uma incorporação, que teria maiores chances de ser realizada. Kassab destacou que, apesar de discussões sobre o assunto, não há um alinhamento claro dentro da sigla e, por isso, o plano de união com o PSDB está descartado no momento.
Embora o PSD tenha sido uma das legendas em negociação com o PSDB, com conversas focadas em ajustes nos diretórios estaduais, Kassab revelou recentemente que o partido não tem planos de avançar para aspectos nacionais, dada a complexidade e a resistência interna. O PSDB, por sua vez, tem buscado parcerias com outras siglas como MDB, Solidariedade, PDT e Podemos, além de avaliar alternativas para reestruturar sua força política.
O PSDB enfrenta dificuldades eleitorais, tendo registrado quedas sucessivas em diversas eleições, incluindo uma significativa perda de prefeitos nas eleições de 2024. A legenda também tem visto uma redução expressiva em sua representatividade no Congresso Nacional, com diminuição no número de senadores e deputados. Desde 2022, o PSDB tem uma federação com o Cidadania, mas essa aliança tem sido alvo de críticas dentro do partido, principalmente devido à limitada força eleitoral do Cidadania.