Moradores do Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, realizaram um protesto contra a atuação do vice-prefeito da cidade, que tem visitado a região para acompanhar os impactos das fortes chuvas que afetaram a cidade. Durante o ato, ele foi visto usando um colete da Defesa Civil enquanto tentava conversar com os moradores, mas foi interrompido por manifestações de descontentamento. O vice-prefeito afirmou que a situação se deu por conta da presença de uma equipe de TV que gerou uma reação espontânea do público, tornando impossível continuar as entrevistas.
Os protestos estão relacionados à insatisfação com a barragem da Penha, no Rio Tietê, que estaria parcialmente fechada desde o início das chuvas, de acordo com os moradores. A represa teria dificultado o escoamento da água, o que agravou os alagamentos na região. Imagens circulando nas redes sociais mostraram a água represada, o que gerou mais frustração entre os habitantes, apesar da Agência de Águas do Estado de São Paulo esclarecer que a barragem não afetaria a vazão nas áreas mais críticas.
Com as chuvas intensas, o Jardim Pantanal enfrentou sérios problemas de alagamento, e a Prefeitura de São Paulo anunciou a oferta de uma ajuda financeira de R$ 20 mil a R$ 50 mil para que moradores da área mais atingida se mudem. O vice-prefeito destacou que uma solução para o problema está sendo estudada, com foco no acolhimento e na oferta de conforto para as famílias afetadas.