A mídia estatal da Coreia do Norte repudiou, nesta quarta-feira (12), a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, de assumir Gaza e realocar os palestinos, chamando a ideia de “fanfarronice” e acusando Washington de roubo. A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) afirmou que a proposta destrói as esperanças de segurança e paz para os palestinos e alertou que o mundo está em uma situação instável devido a tais declarações.
O comentário da KCNA também fez críticas a outras ações do governo Trump, como a intenção de tomar o Canal do Panamá e a Groenlândia, além de mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. A mídia norte-coreana chamou os Estados Unidos de “ladrão feroz” e exigiu que o país abandonasse suas ações, acusando-o de invadir a soberania e dignidade de outras nações.
A Coreia do Norte, que tem se posicionado contra as perspectivas ocidentais em questões internacionais, tem se manifestado sobre o conflito em Gaza, responsabilizando Israel pelo derramamento de sangue e tratando os Estados Unidos como cúmplices. A mídia do país não se pronunciou sobre o segundo mandato de Trump, mas continua a criticar as políticas dos EUA e seus aliados, especialmente no contexto da segurança global.