Nesta semana, o projeto social Natação e Polo Aquático para Todos (NPA), realizado pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciou sua primeira avaliação física. Mais de 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos, passaram por testes que mediram sua flexibilidade, resistência, força e outros aspectos físicos no Ginásio 2 e na pista de atletismo da Udesc Cefid. A coordenadora do projeto, Lenise Souza, explicou que as avaliações serão realizadas semestralmente para monitorar o progresso dos participantes e ajustar as metodologias de treino conforme as necessidades individuais.
O NPA, patrocinado pela Eletrobras, oferece aulas gratuitas em dois núcleos de Florianópolis, com atividades no bairro Estreito, nas instalações da Marinha, e no bairro Coqueiros, na piscina semiolímpica da Udesc Cefid. Este ano, serão 12 turmas na Udesc Cefid, com aulas pela manhã e à noite, e seis na Marinha, apenas à noite. As aulas têm como objetivo desenvolver as habilidades aquáticas dos participantes, além de proporcionar uma formação integral, incluindo a prática de polo aquático.
Além das turmas regulares, o NPA conta com três equipes de base que, em 2025, aumentarão a frequência de treinamento para cinco vezes por semana. As equipes de base participarão de importantes torneios, como a Copa Sub-16 e o Brasileiro Sub-14, e também têm a expectativa de disputar o Habawaba, em Bauru. O projeto também está se preparando para a realização do 3º Festival Internacional de Polo NPA, previsto para maio, que reunirá equipes de todo o Brasil e da América Latina.