Estão abertas as inscrições para a 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional em Santarém, oeste do Pará, voltada para escolas de educação infantil, fundamental e médio de todo o país. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O objetivo é fomentar o debate e a implementação de práticas de educação nutricional nas instituições de ensino, com atividades programadas de março a setembro, envolvendo estudantes, merendeiras, agricultores familiares e profissionais da educação.
As inscrições são gratuitas e exclusivas para diretores de escolas e nutricionistas, que devem se cadastrar no Sistema de Monitoramento do PNAE por meio do ambiente virtual de aprendizagem do FNDE até 19 de março. O processo exige que a inscrição seja realizada em conjunto por diretores e nutricionistas, enfatizando a importância do monitoramento e suporte nutricional contínuo nas escolas. Os participantes que completarem 80 horas de atividades receberão um selo de conclusão e um Certificado de Menção Honrosa.
Além das atividades educativas, a jornada premiará os 20 melhores relatos de experiências bem-sucedidas, que serão selecionados para compor um livro, a ser publicado em formato digital e impresso em 2026. Cada uma das escolas com relatos escolhidos receberá um prêmio de R$ 10 mil, com recursos provenientes de uma parceria entre o FNDE, Itaipu Binacional e outras instituições. A iniciativa busca não apenas educar, mas também valorizar o trabalho de todos os envolvidos no processo de alimentação escolar.