O Programa Universitário do Bem (ProBem) foi responsável pela concessão de bolsas de estudo para 3.828 novos alunos no primeiro semestre de 2025, conforme anunciado durante uma cerimônia no Centro de Convenções de Goiânia. O programa, que já beneficiou mais de 50 mil estudantes desde 2019, oferece bolsas integrais e parciais para jovens em situação de vulnerabilidade social, em diversos cursos de graduação em instituições públicas e privadas no estado de Goiás. O investimento anual do governo estadual no ProBem é de R$ 173,4 milhões, com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior, especialmente no interior do estado.
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado destacaram o impacto positivo do ProBem na vida dos estudantes e suas famílias. Eles enfatizaram que o programa não apenas concede bolsas, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento profissional e a inclusão social. A iniciativa já tem abrangência em 241 dos 246 municípios goianos, refletindo a estratégia do governo para promover a educação como um instrumento de transformação social em todo o estado.
Além das bolsas de estudo, o ProBem oferece oportunidades de estágio, cursos de capacitação e acesso ao Banco de Oportunidades, que visa a inserção profissional dos beneficiários. O programa é gerido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e, para participar, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e residir no estado. Desde sua criação, o ProBem já investiu mais de R$ 575 milhões na formação de jovens em Goiás, ajudando a moldar um futuro mais promissor para aqueles em situação de vulnerabilidade social.