A partir de 14 de fevereiro de 2025, todos os itens do Programa Farmácia Popular serão distribuídos gratuitamente em farmácias credenciadas, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas anualmente. O programa, que já oferecia medicamentos gratuitos para tratamentos de doenças como hipertensão, diabetes e asma, agora inclui novos itens como fraldas geriátricas e medicamentos para diabetes associada a doenças cardiovasculares, sem custos para os usuários. A medida amplia o acesso a diversos medicamentos e insumos essenciais para a saúde, sem a cobrança de coparticipação.
Além da ampliação na gratuidade, o Ministério da Saúde também anunciou um processo de credenciamento de farmácias em municípios não atendidos pelo programa. Com isso, espera-se que o Farmácia Popular alcance a universalização, aumentando a cobertura para 97% da população brasileira, com mais de 31 mil farmácias credenciadas em 86% das cidades do país. O programa já atende a 12 condições de saúde, oferecendo medicamentos e insumos para diversas doenças, como Parkinson, glaucoma, colesterol alto e também fraldas e absorventes.
Para retirar os itens do Farmácia Popular, os pacientes devem apresentar documentos de identificação e receita médica, que pode ser do SUS ou de serviços privados. No caso de pacientes acamados, um representante legal pode retirar os produtos mediante procuração específica. Além disso, mulheres atendidas pelo Programa Dignidade Menstrual poderão acessar absorventes higiênicos com a autorização gerada no aplicativo Meu SUS Digital. A lista completa de medicamentos e insumos já está disponível, facilitando o acesso para todos os beneficiários.