A produção de petróleo e gás natural no Brasil registrou uma leve queda em 2024, com uma média de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representa uma redução de 0,5% em relação ao ano anterior, quando foi alcançado um recorde histórico. Esse desempenho foi impulsionado por uma diminuição na produção de petróleo, que caiu 1,29%, atingindo 3,358 milhões de barris diários.
Por outro lado, a produção de gás natural no Brasil teve um desempenho positivo em 2024. A média anual foi de 153 milhões de metros cúbicos por dia, representando um aumento de 2% em comparação com o ano de 2023. Esse crescimento se destaca no cenário geral de produção, que teve uma leve queda no setor petrolífero.
Esses dados foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que apontou a queda na produção de petróleo como o principal fator responsável pela retração nos números gerais do setor. Entretanto, o aumento da produção de gás natural mostra um equilíbrio em relação à diminuição da produção de petróleo, sinalizando uma diversificação na matriz energética do país.