Em 2024, o Brasil enfrentou uma redução na produção de bicicletas convencionais, com uma queda de 24,1% até novembro em comparação com o mesmo período de 2023, conforme dados da Abraciclo. Este foi o terceiro ano consecutivo de declínio na fabricação desse tipo de veículo, depois das quedas de 17,25% em 2022 e 23,7% em 2023. A produção de bicicletas convencionais caiu para 29.451 unidades em novembro, o que representa uma diminuição de 17,2% em relação ao ano anterior. A retração no setor foi antecipada por fabricantes em abril, devido a uma projeção negativa para o ano.
Por outro lado, 2024 foi um ano de crescimento para as bicicletas elétricas, que experimentaram um aumento de 30% na produção. Entre janeiro e novembro, 16.845 unidades de bicicletas elétricas foram fabricadas, o maior volume já registrado pelo Polo Industrial de Manaus (PIM). As bicicletas elétricas, com um motor de até 1000W, oferecem uma alternativa motorizada e mais rápida, podendo alcançar até 32 km/h. No total, elas representaram 4,9% de todas as bicicletas fabricadas, um aumento em relação aos 2,6% registrados em 2023.
Embora a popularidade das bicicletas elétricas esteja crescendo no Brasil, seu uso é mais comum em países da Europa e Ásia, onde a adoção de modelos elétricos é bem mais disseminada. A regulamentação sobre o uso de bicicletas elétricas no Brasil foi formalizada em 2023, com a criação de regras de trânsito específicas para esses veículos, que incluem limitações de velocidade em áreas de pedestres e ciclovias, além de exigências de segurança, como retrovisor e pneus em boas condições.