O primeiro concurso público da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, oferece 100 vagas de nível superior, além da formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás. As inscrições estão abertas até o dia 17 de março e as provas ocorrerão em abril de 2025. Os aprovados irão trabalhar no escritório central da empresa, localizado no Rio de Janeiro.
O concurso tem uma remuneração inicial que varia entre R$ 8.240 e R$ 19.610, e inclui vagas exclusivas para pessoas com deficiência (5%) e para candidatos autodeclarados negros (20%). Para participar, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição, com valores diferenciados conforme o cargo. O exame será composto por provas objetivas para todos os cargos e provas discursivas específicas para os cargos de advogado e especialista em petróleo e gás.
A PPSA, criada em 2013, realiza seu primeiro concurso em 12 anos, com o objetivo de formar um quadro de pessoal próprio, uma vez que a empresa até então contava apenas com cargos comissionados. O processo seletivo também oferece a possibilidade de isenção de taxa para doadores de medula óssea e para aqueles inscritos no CadÚnico.