A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, anunciou a abertura de inscrições para o seu primeiro concurso público após 12 anos. São oferecidas 100 vagas de nível superior para cargos como advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com remunerações iniciais que variam entre R$ 8.240 e R$ 19.610. As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de março de 2025, exclusivamente pela internet, através do site da organizadora IDCAP.
O concurso visa não só o preenchimento das vagas imediatas, mas também a formação de um cadastro de reserva. A distribuição das vagas inclui 5% destinadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos autodeclarados negros. As etapas do processo seletivo consistem em prova objetiva para todos os cargos, além de uma prova discursiva para os cargos de advogado e especialista em petróleo e gás. As provas serão realizadas em abril nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
Além das informações sobre o concurso, foi destacado que a PPSA, criada em 2013, tem a finalidade de administrar contratos para a comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União. O concurso marca a primeira seleção para formar um quadro de pessoal próprio da empresa, que atualmente conta apenas com funcionários em cargos comissionados. A previsão é que os resultados das provas sejam divulgados entre maio e julho de 2025.