Um peruano de 36 anos, que trabalhava em uma mina no município de Monte do Carmo, no Tocantins, foi o primeiro caso confirmado de febre amarela em humanos no estado em 2025, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO). Acredita-se que a infecção tenha ocorrido na mineradora onde o paciente trabalhava, uma área próxima a uma região de mata. A localização exata da infecção ainda está sendo investigada pelas autoridades.
O Ministério da Saúde, em parceria com a SES-TO, está conduzindo uma investigação sobre o caso e realizará uma visita técnica em Monte do Carmo para averiguar as circunstâncias da infecção. Além disso, está sendo realizada uma busca ativa para identificar pessoas não imunizadas contra a doença, com a intenção de prevenir novos casos e informar a população sobre a importância da vacinação.
A febre amarela é uma doença evitável por meio da vacinação, que faz parte do calendário de imunização obrigatório para crianças e também é recomendada para adultos que não foram vacinados. O governo estadual e o Ministério da Saúde estão intensificando esforços para divulgar informações sobre a doença e garantir que a população esteja protegida. A vacinação continua sendo a principal medida preventiva contra a febre amarela, especialmente em áreas de risco.