A Prefeitura de Jacareí deu início, nesta segunda-feira (3), à campanha de vacinação contra a febre amarela com o objetivo de imunizar 95% da população-alvo, o que corresponde a aproximadamente 110 mil pessoas. Atualmente, 44% do público-alvo já recebeu a vacina. A campanha, que faz parte de uma estratégia do governo estadual, oferece a vacina de forma gratuita nas 19 Unidades Municipais de Saúde da Família (UMSF) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacinação está disponível para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade, sendo necessário levar documento com foto, cartão SUS e carteira de vacinação.
Além das unidades de saúde, a Prefeitura realizará uma busca ativa para localizar pessoas não imunizadas, especialmente em áreas rurais, como Igarapés, Parque Meia-Lua, Rio Comprido e Pagador de Andrade. A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos infectados e, no meio urbano, o vetor principal é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Embora a doença não seja contagiosa entre pessoas, ela pode ter consequências graves se não tratada.
Na região do Vale do Paraíba, recentemente, dois casos de febre amarela foram diagnosticados em pessoas que passaram por Joanópolis. A Secretaria de Estado da Saúde trata esses casos como infecção provável na cidade, embora não seja possível determinar com precisão o local da infecção. O estado de São Paulo registrou dois casos de febre amarela no ano anterior, um autóctone e um importado, sendo este último fatal. A vacinação continua a ser a principal medida preventiva contra a doença.