A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu neste sábado (8/2) a 8ª edição do Mutirão dos 100 Dias, oferecendo serviços de saúde gratuitos à população na Escola Municipal Residencial Itaipu. Entre os atendimentos disponíveis estavam consultas médicas com clínico geral, vacinação, distribuição de kits de higiene bucal, testes rápidos para doenças como meningite, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e covid-19, além de orientações sobre prevenção de doenças e controle do Aedes aegypti.
O prefeito Sandro Mabel destacou que o objetivo da ação é incentivar a prevenção e facilitar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para aqueles com dúvidas sobre como acessar tratamentos e encaminhamentos. Mabel enfatizou que a prevenção é essencial para reduzir riscos de doenças e melhorar a qualidade de vida da população. Participantes como a dona de casa Dora Souza aproveitaram para atualizar o calendário vacinal dos filhos e realizar exames de saúde.
A luta contra a dengue também foi um dos focos da ação, com a distribuição de cartilhas e repelentes para combater a doença. Até o momento, Goiânia registrou 1.689 casos de dengue este ano, e a SMS continua com visitas domiciliares para reforçar a conscientização e realizar inspeções. A medida envolve 212 agentes comunitários de saúde, e a previsão é que até o final do mutirão, cerca de 8 mil casas sejam visitadas pelos Agentes de Combate a Endemias.