Os participantes da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (17) para interpor recurso sobre o resultado preliminar da prova de habilidades clínicas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados na quinta-feira (13), permitindo que os candidatos que discordarem possam solicitar revisão administrativa.
Após a análise dos recursos, o resultado final da segunda etapa do Revalida 2024/2 será divulgado em 21 de março. O Revalida tem como objetivo assegurar a qualidade do atendimento médico no Brasil, permitindo que profissionais formados fora do país validem seus diplomas e atuem no território nacional. O exame é realizado pelo Inep, enquanto a revalidação dos diplomas é responsabilidade das universidades públicas que aderiram ao processo.
O exame é composto por duas etapas: teórica e prática, e avalia as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. Desde 2011, o Revalida tem sido um instrumento essencial para garantir que profissionais estrangeiros ou brasileiros formados no exterior atendam aos padrões exigidos para a prática médica no Brasil.