Em Salvador, o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 vence nesta quarta-feira, 5 de fevereiro. Mais de 400 mil boletos, referentes à cota única ou à primeira parcela do imposto, precisam ser quitados até essa data. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão direito a um desconto de 7%. Caso contrário, a alternativa é o parcelamento do imposto em até 11 vezes, sem qualquer desconto. O pagamento pode ser feito de diversas formas, incluindo online, em terminais de autoatendimento, agências bancárias e casas lotéricas.
O reajuste do IPTU de 2025, anunciado pela Prefeitura de Salvador, foi de 4,87%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país. Além disso, a faixa de isenção do imposto também foi atualizada, permitindo que 284.076 imóveis, com valor venal de até R$ 138.341,53, sejam isentos do pagamento, um número 14 mil superior ao ano passado. A medida visa aliviar a carga tributária para diversas famílias, principalmente aquelas com imóveis de menor valor.
Para os contribuintes que ainda não receberam a guia de pagamento, a segunda via pode ser emitida pela internet ou nos postos de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). A Sefaz alerta que o não pagamento do imposto pode resultar em juros, multas e até a negativação do nome do contribuinte, além da possibilidade de penhora do imóvel.