O relatório de balneabilidade divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta sexta-feira (21) indicou que cinco trechos de praias no litoral da Paraíba estão impróprios para banho nesta semana. As áreas com restrição estão localizadas nas cidades de João Pessoa e Pitimbu. Entre os pontos afetados estão a Praia da Penha, em João Pessoa, e as praias de Guarita, Coqueiros e Ponta dos Coqueiros, em Pitimbu. A restrição se deve à análise da qualidade da água realizada entre os dias 17 e 20 de fevereiro.
Nos demais trechos monitorados, a qualidade da água foi considerada própria para banho. As praias de Mataraca, Baía da Traição, Conde, Lucena, Cabedelo e Rio Tinto, por exemplo, não apresentaram problemas e estão liberadas para os banhistas. A Sudema informou que o próximo relatório sobre a balneabilidade será divulgado no dia 28 de fevereiro.
A análise de balneabilidade realizada pela Sudema visa garantir a segurança dos banhistas e promover o monitoramento contínuo da qualidade das águas nas praias paraibanas. A recomendação é que a população fique atenta aos informes e evite o banho nas áreas que apresentam restrição até que novas avaliações confirmem a melhoria na qualidade da água.