A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou uma operação contra o crime organizado em São Gonçalo, na Baixada Fluminense, nesta segunda-feira (3). A ação tem como principal objetivo combater o roubo de veículos e cargas, além de prender os responsáveis por um homicídio recente envolvendo um policial militar reformado. Cerca de 400 agentes participam da operação, com apoio de unidades especiais, veículos blindados, um helicóptero e equipamentos de remoção de obstáculos.
A operação se concentra no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e é coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE), incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que é uma das principais tropas de elite da Polícia Militar. Durante a ação, foram registrados tiroteios na região, conforme informações do Instituto Fogo Cruzado.
No domingo (2), um policial militar reformado foi morto durante uma abordagem no quilômetro 8 da RJ-106. A ocorrência gerou uma troca de tiros, resultando em uma fatalidade. A Polícia Militar preservou o local do crime, que segue sob investigação na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). A operação segue com o objetivo de prender os envolvidos neste caso e combater atividades criminosas na área.