Na manhã de quarta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a operação Orient Express em Belo Oriente, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas. Durante a ação, três pessoas foram presas, e 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A operação visa enfraquecer o grupo, que, segundo investigações, atua de forma ativa na região.
Além do tráfico de drogas, a organização é suspeita de utilizar pessoas como laranjas para ocultar a origem ilícita dos seus rendimentos. As investigações também indicam que o grupo realiza transações financeiras com organizações criminosas em outros estados, principalmente em áreas de fronteira, o que amplia o alcance e a complexidade das suas atividades.
Como parte da operação, as contas bancárias dos suspeitos foram bloqueadas, e eles poderão ser responsabilizados pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, cujas penas máximas podem ultrapassar 25 anos de prisão. A ação da Polícia Federal visa não apenas a prisão dos envolvidos, mas também a interrupção das atividades criminosas que afetam a região.