A Polícia Federal prendeu, nesta semana, quatro mulheres no Aeroporto Internacional de Belém, suspeitas de tentar transportar cocaína para a Europa. No sábado (15), duas passageiras foram detidas por tráfico internacional de drogas. Uma delas, de nacionalidade brasileira, foi presa em Belém, enquanto a outra, de origem colombiana, foi interceptada em Lisboa, Portugal, após seguir viagem. Ambas estavam a bordo do mesmo voo, com escalas em Belém e Lisboa, e com destinos finais em Barcelona e Paris, respectivamente.
Durante a abordagem no aeroporto de Belém, a brasileira foi flagrada com dinheiro e cápsulas de cocaína escondidas em seus sapatos e roupas. Além disso, ela revelou que havia engolido outras cápsulas. A colombiana, por sua vez, conseguiu seguir viagem, mas foi descoberta em Lisboa, onde também foi encontrada com drogas dentro de seu estômago. A Polícia Federal investiga se as duas mulheres pertencem ao mesmo grupo criminoso.
Nos dias anteriores, outras duas prisões ocorreram no mesmo aeroporto, sendo uma delas de uma venezuelana com cocaína escondida em mochilas e outra de uma colombiana com droga oculta em sua bagagem. A PF acredita que cartéis colombianos estão utilizando Belém como uma rota para o tráfico internacional, recrutando mulheres para o transporte da droga. A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos na operação criminosa.