A Polícia Federal está investigando supostos desvios de emendas parlamentares destinadas ao Hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. A investigação envolve suspeitas de desvio de recursos públicos para interesses privados. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a realização de buscas em 11 endereços, tanto em Brasília quanto em cidades do estado gaúcho, como Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado.
O foco da operação está em um assessor parlamentar, que teve o cargo temporariamente suspenso, além de outros envolvidos no caso. De acordo com o STF, as evidências reunidas pela Polícia Federal indicam que houve participação dos investigados na destinação irregular de emendas para o Hospital Ana Nery, com recursos que teriam sido apropriados indevidamente por pessoas físicas e jurídicas.
O ministro Flávio Dino, responsável por autorizar a operação, também determinou o bloqueio de valores em contas de envolvidos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, como medida para evitar o uso indevido dos recursos públicos. A investigação continua em andamento, e as autoridades buscam mais informações para esclarecer as circunstâncias e os responsáveis pelos possíveis crimes.