A Polícia Federal iniciou uma operação, denominada Pushback, para desmantelar uma organização criminosa especializada no envio de drogas, especialmente cocaína, para países europeus. A ação ocorre em Guarulhos (SP), com a execução de seis mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, sendo sete deles na cidade paulista e um em Praia Grande (SP). A operação faz parte de investigações que começaram após a apreensão de 82 kg de cocaína em uma aeronave com destino a Portugal.
A organização utilizava métodos clandestinos para inserir drogas em aeronaves no Aeroporto Internacional de Guarulhos, facilitando o tráfico internacional. Além das prisões e buscas, o juiz responsável determinou o bloqueio de até R$ 15 milhões dos bens dos investigados, com o intuito de desarticular também a estrutura financeira do grupo criminoso. A medida visa a reparação dos danos causados por suas atividades ilegais e o enfraquecimento da rede de financiamento.
De acordo com a PF, a Europa continua sendo o principal destino da cocaína brasileira, onde o preço da droga pode ser até três vezes maior em comparação ao mercado nacional. Os principais países receptores dessa droga são França, Portugal e Espanha. A operação Pushback visa interromper esse fluxo, enfraquecendo a atuação do tráfico internacional de entorpecentes no Brasil.