A polícia do Peru resgatou 123 mulheres, incluindo três menores de idade, vítimas de exploração sexual por uma facção da organização criminosa venezuelana Trem de Aragua. A operação, que ocorreu na noite de sexta-feira (7) e envolveu centenas de agentes em diversas localidades de Lima, resultou na prisão de 23 suspeitos. As vítimas, todas mulheres, foram resgatadas em diferentes condições, sendo que a maioria era maior de idade.
A facção criminosa, conhecida como Filhos de Deus, está presente no Peru desde 2021 e está envolvida em uma série de atividades ilícitas, como tráfico de pessoas, assassinatos e extorsão. A polícia afirmou que a operação foi um passo importante para combater o crime organizado, especialmente no que diz respeito ao tráfico de mulheres para exploração sexual. A intervenção segue uma série de ações realizadas contra esse grupo, que também está associado à exploração de menores nas redes sociais.
A organização Trem de Aragua, que surgiu na Venezuela em 2014, estendeu suas operações para outros países da América do Sul, incluindo Colômbia, Peru e Chile. Em janeiro de 2024, a polícia peruana já havia resgatado outras 40 vítimas, principalmente meninas e adolescentes, que estavam sendo exploradas pela mesma facção. A ação recente reforça os esforços das autoridades no combate a esse tipo de crime transnacional e no apoio às vítimas de tráfico e exploração.