A Polícia Civil de Brodowski (SP) desarticulou uma quadrilha especializada em golpes digitais que utilizava inteligência artificial para enganar vítimas e movimentava até R$ 200 mil por semana. Durante a operação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), foram apreendidos computadores, celulares, dinheiro e um simulacro de arma. Nos dispositivos, a polícia encontrou gravações de ligações e mensagens que os criminosos enviavam, utilizando tecnologia para gerar comunicações falsas e aplicar os golpes.
A investigação revelou que o grupo usava diversas estratégias fraudulentas, incluindo centrais de ligações falsas de bancos, mensagens de SMS falsas, golpes pelo WhatsApp e clonagem de dados de empresas para realizar compras fraudulentas. Os valores obtidos eram transferidos e retirados de contas bancárias de terceiros, conhecidos como “conteiros”, que também são investigados.
A operação, chamada Fraus, contou com a participação de 20 policiais civis e cinco equipes da Polícia Militar. A ação resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos usados na prática dos crimes, mas não houve prisões. A Polícia Civil ainda investiga outras pessoas que podem estar envolvidas com o financiamento dos golpes, e os criminosos podem enfrentar mais desdobramentos à medida que as investigações avancem.