A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (4) uma operação para combater uma quadrilha especializada em furtos a caixas eletrônicos utilizando explosivos. A ação é coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e tem como objetivo cumprir quatro mandados de busca e apreensão, nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Policiais de Santa Catarina também estão envolvidos na operação.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utiliza maçaricos e explosivos para abrir os cofres dos caixas eletrônicos e atua com o apoio de traficantes. Parte do dinheiro obtido nos furtos é repassada aos traficantes que auxiliam na ocultação dos criminosos. As operações ocorrem em áreas dominadas pelo tráfico de drogas, principalmente no Rio de Janeiro, onde os integrantes da quadrilha se abrigam temporariamente.
Com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Civil busca coletar mais provas para identificar outros membros da quadrilha e desmantelar completamente a organização. Até o momento, duas pessoas foram identificadas como participantes da ação criminosa, e a operação continua com o intuito de aprofundar as investigações e assegurar mais prisões.