A Polícia Civil de São Carlos encontrou um barracão utilizado para o beneficiamento de cobre, no Jardim São Paulo, nesta quinta-feira (20). O local armazenava mais de 15 toneladas de cabos de internet e telefonia, sendo que uma parte significativa já havia sido vendida na semana. O esquema envolve a retirada do cobre dos fios, processo que envolve uma máquina para transformar o material em “mel de cobre”, dificultando a identificação da origem do material.
Segundo a polícia, o “mel de cobre” pode ser comercializado por preços entre R$ 50 e R$ 60 por quilo. Embora o dono do barracão não tenha sido localizado e ninguém tenha sido preso até o momento, a investigação aponta que pessoas de outras regiões, como Baixada Santista e Campinas, também estão envolvidas no crime. O proprietário do imóvel deve responder por receptação, além de associação e organização criminosa.
As autoridades seguem investigando o caso, que destaca o crescente problema do roubo e comércio ilegal de materiais, como o cobre, com o intuito de esconder sua origem. O processo de descaracterização dos fios é uma prática recorrente em esquemas criminosos dessa natureza, onde a dificuldade em rastrear a origem do material contribui para a perpetuação do crime.