A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou um esquema de desvio de mercadorias envolvendo funcionários de uma grande empresa de bebidas e o proprietário de um depósito em Japeri, na Baixada Fluminense. A carga, avaliada em R$ 60 mil, foi recuperada em uma operação realizada no dia 19 de fevereiro pela 63ª DP (Japeri). Durante as investigações, que começaram após uma denúncia de roubo de carga em 11 de fevereiro, os policiais descobriram que se tratava de um golpe conhecido como “tombo de mercadorias”, no qual os envolvidos simulam um roubo para desviar produtos.
A carga e dois caminhões usados no transporte foram encontrados escondidos em um galpão na cidade. Um funcionário do depósito, que participou do transbordo, foi detido e revelou detalhes do esquema fraudulento, confirmando o envolvimento do proprietário do depósito e de entregadores da empresa de bebidas. A mercadoria foi devolvida à empresa afetada, enquanto os suspeitos ainda não localizados devem ser intimados a prestar depoimento.
A operação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, que visa combater crimes como o roubo, furto e receptação de cargas e veículos. Essas práticas são frequentemente associadas ao financiamento de facções criminosas e à manutenção de disputas territoriais. Desde o início da operação, em setembro, mais de 380 pessoas foram presas e diversas cargas e veículos foram recuperados.