Em uma ação na zona rural de Itacambira, na sexta-feira (7), a Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu quatro homens por envolvimento na extração ilegal de minerais. A operação teve início após rastros de motos levarem os policiais até uma área de cata a céu aberto, onde mais de 45 quilos de quartzo foram apreendidos. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram sete pessoas trabalhando, mas três fugiram pela mata.
Durante a abordagem, os quatro homens detidos confirmaram a extração de minerais, mas não souberam informar sobre o destino do material ou se havia qualquer tipo de autorização ambiental para a atividade. O proprietário do terreno não foi localizado. A polícia apreendeu também três motocicletas com números de chassis adulterados e várias ferramentas usadas no garimpo.
Como parte das ações, foram emitidos quatro autos de infração no valor total de R$ 25 mil. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros para as providências legais cabíveis. A investigação continua em andamento.