Nos últimos cinco anos, a plataforma Não Me Perturbe, do governo federal, registrou 5.005.465 solicitações de bloqueio de ligações de ofertas de crédito consignado. A maioria das queixas vem de consumidores da Região Sudeste, representando 53,3% dos pedidos, seguida pelas regiões Sul (18,6%) e Nordeste (14,6%). As regiões Centro-Oeste e Norte registraram 9,66% e 3,65% dos pedidos, respectivamente. O estado de São Paulo lidera as solicitações, com 1.500.535 registros, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também relatou que, desde 2020, foram aplicadas 1.385 punições a empresas por práticas irregulares na oferta de crédito consignado. Além disso, 53 instituições foram impedidas de operar devido a infrações. As sanções incluem multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão, e os valores arrecadados são direcionados a projetos de educação financeira.
O monitoramento contínuo das práticas bancárias visa proteger os consumidores e garantir a transparência nas ofertas de crédito consignado, que muitas vezes afetam grupos vulneráveis, como aposentados e pensionistas. Isaac Sidney, presidente da Febraban, destaca a importância da fiscalização para assegurar a confiança no sistema financeiro e evitar abusos na contratação dessa modalidade de crédito.