O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, apresentou o Plano Nova Mobilidade, com o objetivo de modernizar o trânsito da cidade e melhorar a fluidez do transporte público. O projeto inclui a criação de um estacionamento rotativo digital com 6 mil vagas iniciais, que serão ampliadas para 18 mil, e a implementação de uma muralha digital para aumentar a segurança, com câmeras e radares conectados a uma central de controle. O plano também busca a desobstrução de vias arteriais, o aprimoramento da sinalização e a promoção da mobilidade ativa, como o uso de bicicletas públicas compartilhadas.
O plano de mobilidade foca em três pilares: trânsito, transporte e mobilidade ativa. A proposta inclui ações como a ampliação de ciclovias e ciclofaixas, a melhoria da acessibilidade nas calçadas e a reestruturação do sistema de transporte coletivo. Além disso, serão feitas mudanças no fluxo de tráfego, como restrições de estacionamento e ajustes nos tempos semafóricos, visando a redução dos congestionamentos e o aumento da eficiência no deslocamento da população. A implementação do projeto deve começar nos primeiros 100 dias de gestão.
Uma das principais inovações do plano é a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que permitirá o monitoramento em tempo real do trânsito e do transporte público. O uso de tecnologias, como sistemas de bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento e dados de telemetria, facilitará a análise integrada da operação. A expectativa é que essas ações melhorem a fluidez do trânsito, promovam o uso do transporte público e, assim, contribuam para a qualidade de vida na cidade.