O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, anunciou Davi Alcolumbre como o candidato do partido à presidência da Casa. Portinho afirmou que a aliança com Alcolumbre foi uma decisão pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem considerou o maior líder da direita no Brasil. A definição de Alcolumbre como candidato foi resultado de um processo democrático dentro da bancada do PL, que seguiu a orientação de seu líder, Bolsonaro.
Durante o anúncio, Portinho destacou que o PL, após um período de afastamento dos principais cargos da Mesa Diretora, voltará a ocupar posições de destaque, incluindo a primeira vice-presidência do Senado e as presidências das comissões de Segurança Pública e Infraestrutura. A medida visa fortalecer a presença do partido nas deliberações e estratégias legislativas para os próximos anos.
Além disso, Portinho dirigiu um recado à bancada do PL, orientando que seguissem a decisão de Bolsonaro em relação à candidatura. O líder fez menção ao senador Marcos Pontes, que, mesmo após o pedido de Bolsonaro, manteve sua candidatura avulsa, sem o apoio formal do partido.