A empresa Pioneer do Brasil Ltda. informou o fechamento de sua fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), localizada na avenida Torquato Tapajós, no bairro da Colônia Santo Antônio. A unidade, que opera desde 2003 no Polo Industrial de Manaus, encerará suas atividades em 31 de março de 2025. A decisão foi comunicada em uma reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no dia 3 de fevereiro, onde foram discutidas as ações para apoiar os 172 colaboradores afetados.
Para minimizar os impactos, a Pioneer contratou uma empresa de recursos humanos para realizar a recolocação dos funcionários, e a Suframa se comprometeu a auxiliar, encaminhando os nomes dos trabalhadores para outras empresas com projetos na ZFM. Bosco Saraiva, superintendente da Suframa, destacou que há 59 projetos de implantação aprovados na região, e que os trabalhadores qualificados terão boas chances de reintegração ao mercado de trabalho.
Nos últimos anos, a Pioneer enfrentou dificuldades financeiras, que se intensificaram com a pandemia de Covid-19. A fábrica vinha operando com turno único e todos os colaboradores estão em aviso prévio, com garantia de pagamento de seus direitos trabalhistas e negociação de compensações. Após a reunião com a Suframa, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas e da Superintendência Regional do Trabalho também foram informados sobre os próximos passos do processo de fechamento da unidade.