A Petrobras anunciou a assinatura de contratos no valor de R$ 707 milhões para a aquisição de novas sondas de perfuração terrestres, com o objetivo de ampliar a produção de petróleo e gás no estado da Bahia. A licitação para este projeto foi lançada em abril do ano anterior, e os contratos foram firmados com as empresas EBS e Conterp.
De acordo com a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, as novas sondas têm a capacidade de multiplicar a produção de forma rentável e ainda ampliar as possibilidades de novas descobertas na região. Ela destacou o impacto positivo da iniciativa para a lucratividade, geração de empregos e fortalecimento da economia baiana, considerada o berço do petróleo no Brasil.
As contratações podem alcançar até 65% de conteúdo local, refletindo o histórico das empresas para este tipo de serviço. A previsão é que o projeto gere ou mantenha 530 empregos diretos e indiretos. As sondas iniciarão a próxima campanha de perfuração terrestre entre setembro de 2025 e junho de 2029, com a EBS realizando perfuração de poços com até 5 mil metros de profundidade, e a Conterp executando trabalhos em poços de até 4 mil metros.