A Petrobras anunciou que o FPSO (navio-plataforma) Almirante Tamandaré iniciou a produção no Campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Esta unidade, a primeira de alta capacidade instalada no campo, tem o potencial de produzir até 225 mil barris de petróleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás. A infraestrutura submarina interligada ao FPSO contará com 15 poços, incluindo produtores de óleo, injetores de água e gás, além de um poço conversível.
O FPSO Almirante Tamandaré faz parte do sexto sistema de produção de Búzios, e sua operação é uma etapa importante para alcançar a meta de 1 milhão de barris de petróleo por dia no campo, prevista para o segundo semestre de 2025. A Petrobras projeta que, até 2030, o Campo de Búzios se tornará o maior de sua produção, com a expectativa de alcançar 2 milhões de barris por dia.
A unidade foi afretada à SBM Offshore e conta com tecnologias de descarbonização, alinhando-se às iniciativas ambientais da empresa. O consórcio de Búzios, além da Petrobras como operadora, inclui empresas chinesas como CNOOC, CNODC e a PPSA, responsável pela gestão dos contratos de partilha de produção.