A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta segunda-feira, 17, que a companhia está intensificando suas atividades e investimentos no setor de óleo e gás, com um foco claro em aumentar a capacidade de produção e refino. Ela afirmou que a empresa está “pisando no acelerador” ao fazer encomendas para a construção de navios de exploração e produção, além de refinarias, com o objetivo de ampliar a capacidade de refino do Brasil. Segundo a executiva, os fornecedores têm um papel essencial nesse processo e devem se preparar para responder a essa crescente demanda.
Magda também destacou que, ao longo da sua gestão, a Petrobras corrigiu a execução de seu plano de negócios, que, em gestões anteriores, não alcançava os 100% previstos de investimentos. Ela ressaltou que, em agosto de 2024, a empresa já estava performando 100% do seu capex planejado, representando um aumento de 35% no volume de dinheiro colocado no mercado, em comparação aos períodos anteriores. Esse aumento exige um esforço conjunto da Petrobras e seus fornecedores, principalmente os nacionais.
A presidente mencionou ainda o pagamento de R$ 257 bilhões em tributos em 2024 e revelou planos ambiciosos para o futuro. Até 2029, a Petrobras terá 10 novas plataformas de grande porte em operação, com sete já contratadas e três em andamento. O aumento da demanda por equipamentos já está gerando encomendas para estaleiros no Rio de Janeiro e Espírito Santo, com o número de unidades em construção aumentando, incluindo novos estaleiros na região, para atender ao crescimento dessa demanda.