A pesquisadora Nina Reis Soares, pós-doutoranda na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), recebeu o prêmio James E. Irvine Memorial Travel Award, concedido anualmente na conferência Plant and Animal Genome (PAG) realizada em janeiro, em San Diego, EUA. O prêmio é uma importante distinção na área de genética e melhoramento de plantas, reconhecendo inovações científicas na área.
O estudo que garantiu a premiação de Soares investigou o controle genético da meiose em cana-de-açúcar, uma cultura com um dos genomas mais complexos entre as plantas. A pesquisa, intitulada “First Investigation Into the Genetic Control of Meiosis in Sugarcane,” foi supervisionada pela professora Maria Lúcia Carneiro Vieira e trouxe contribuições relevantes para o campo da citogenética e para o melhoramento da cana-de-açúcar.
A conferência PAG, onde o prêmio foi entregue, é um evento global que promove a troca de conhecimentos e o avanço das pesquisas nas áreas de genética e melhoramento de plantas. Durante o evento, são realizadas apresentações científicas, workshops e sessões de pôsteres, fortalecendo a colaboração e o desenvolvimento científico internacional.