Uma pesquisa Ipec, divulgada neste sábado (15), revelou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com 2.000 pessoas entrevistadas em 131 municípios, e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa também indicou que 35% dos entrevistados defendem a candidatura do presidente, enquanto 3% não souberam ou preferiram não opinar.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro de 2024, os números mostram um pequeno aumento na rejeição à candidatura de Lula, que subiu de 58% para 62%. Já o percentual de apoio à reeleição caiu de 39% para 35%, refletindo um leve deslocamento na percepção pública sobre o futuro político do presidente.
Além da pesquisa sobre a reeleição, outros levantamentos apontam desafios para o governo de Lula, como a queda na popularidade do presidente devido a questões econômicas, como o aumento dos preços dos alimentos e a crise no sistema PIX. Esses fatores têm sido interpretados como possíveis influências na diminuição do apoio popular ao governo.