Uma pesquisa realizada pela YouGov para a CBS revelou que 53% dos adultos americanos aprovam o início do segundo governo do presidente Donald Trump, enquanto 47% desaprovam. Esse resultado é uma melhoria em relação ao início de seu primeiro mandato em 2017, quando a aprovação era de apenas 40%. A sondagem, realizada entre 5 e 7 de fevereiro, ouviu 2.175 pessoas em todo o país e tem uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Embora a avaliação geral do governo seja positiva, a pesquisa também mostrou que as políticas comerciais de Trump geram divisões. A maioria dos entrevistados, 56%, apoia as tarifas impostas aos Estados Unidos, mas a situação muda quando se trata de outros países. A implementação de tarifas contra o México, por exemplo, é desaprovada por 56% dos entrevistados, enquanto as tarifas contra a Europa e o Canadá têm índices ainda mais altos de rejeição, com 60% e 62%, respectivamente.
Esses dados indicam que, embora o governo Trump tenha uma aprovação positiva em seus primeiros dias de segundo mandato, suas políticas comerciais, principalmente as tarifas, são vistas de forma negativa por uma parte considerável da população americana. O impacto dessas políticas no comércio internacional e na economia interna será um fator importante nas avaliações futuras do governo.