O MDB lidera as presidências das câmaras municipais nas 20 maiores cidades de Goiás, com cinco câmaras sob seu comando, incluindo municípios importantes como Aparecida de Goiânia e Valparaíso de Goiás. O partido, que tem forte apelo municipalista e uma marca associada ao centro democrático, também ocupa diversas vice-presidências e outros cargos nas mesas diretoras. Na sequência, o União Brasil e o PP se destacam, com o primeiro assumindo o comando de três câmaras e o segundo, também com três presidências, incluindo cidades como Itumbiara e Planaltina.
Além de destacar o poder do MDB, o texto também menciona que outros partidos, como o PRD, têm presença relevante, controlando importantes câmaras como a de Goiânia, com a reeleição de Romário Policarpo à presidência. A composição das mesas diretoras, que inclui a administração e definição da pauta legislativa, reflete a força política das legendas e suas alianças, que se fortalecem no início de cada legislatura, como evidenciado nas últimas eleições municipais de 1º de janeiro.
Embora as mulheres tenham representações em diversas câmaras como vice-presidentes e secretárias, a liderança das mesas diretoras ainda é predominantemente masculina, com destaque para o papel de Andreia Rezende, única mulher à frente de uma câmara entre as 20 maiores cidades. O panorama geral revela o crescente equilíbrio entre os partidos, mas também as disputas internas por maior poder legislativo nas principais cidades do estado.