A parosmia é uma condição caracterizada pela distorção do olfato, fazendo com que as pessoas sintam cheiros de maneira errada, como odores desagradáveis e até podres em alimentos que estão em bom estado. A condição ganhou visibilidade recentemente após a dubladora Ana Paula Cadamuro relatar sua experiência com a doença, que surgiu após ela ser diagnosticada com Covid-19. Ela descreveu como o cheiro de alimentos que antes eram agradáveis passou a se tornar insuportável, acompanhados de um gosto igualmente desagradável.
Segundo a Cleveland Clinic, a parosmia é uma condição comum que se tornou mais prevalente após a pandemia de Covid-19. Estima-se que entre 40% e 75% das pessoas que contraíram o coronavírus desenvolvam esse distúrbio. Além da Covid-19, outras condições como sinusite, tratamentos contra o câncer, traumatismos cranianos, entre outros, também podem ser responsáveis pela alteração no olfato. Os sintomas incluem a dificuldade de detectar certos cheiros e o surgimento de odores desagradáveis, principalmente em alimentos.
O tratamento da parosmia depende da causa e pode incluir mudanças nos hábitos, o uso de medicamentos ou até mesmo intervenções cirúrgicas, caso a condição esteja relacionada a problemas como pólipos nasais ou tumores cerebrais. A terapia de treinamento olfativo também é uma abordagem que pode ajudar os pacientes. Apesar de ser uma condição desafiadora, muitos conseguem recuperar parcialmente o olfato ao longo do tempo.