A Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira (17), que o Papa Francisco continua sem febre e com a condição clínica estável, embora o quadro seja complexo devido a uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. A infecção envolve múltiplos microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos, o que levou a ajustes no tratamento. O pontífice, de 88 anos, segue internado no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde sexta-feira (14), onde continua sob cuidados médicos e repouso absoluto. Apesar da hospitalização, ele segue cumprindo algumas atividades, como a leitura de textos e a recepção da Eucaristia.
Embora o Papa tenha dormido bem e se mostrado em bom humor durante o fim de semana, ele permanece afastado de compromissos públicos, incluindo a audiência semanal que seria realizada na Praça São Pedro e uma visita aos estúdios de Cinecittà. O Vaticano também informou que Francisco mantém contato com a comunidade católica de Gaza, realizando ligações para oferecer apoio e conforto. O tratamento para a bronquite e infecção respiratória está sendo monitorado de perto, com a modificação da terapia dependendo dos resultados dos testes realizados.
A saúde do Papa Francisco tem sido uma preocupação constante nos últimos anos, devido a diversos problemas de saúde, como dores articulares, inflamação do cólon e complicações respiratórias. No ano passado, ele já havia sido hospitalizado por três dias devido a uma bronquite e, mais recentemente, sofreu quedas que resultaram em lesões. A fidelidade e carinho dos fiéis continuam sendo um apoio importante durante sua recuperação, com muitas mensagens de afeto chegando ao Vaticano.