O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratamento de uma pneumonia bilateral. Em entrevista à Rádio Vaticano, o médico Sérgio Alfieri afirmou que, apesar de ainda não estar fora de perigo, o pontífice não corre risco de morte. O especialista explicou que o Papa precisará ficar internado por pelo menos mais uma semana, até que esteja suficientemente recuperado para retornar à sua residência no Vaticano.
Apesar das dificuldades impostas pela idade, com quase 90 anos, Francisco se mantém ativo, realizando atividades como leitura e assinatura de documentos. Alfieri destacou que o Papa se mostra disposto, embora a maior preocupação da equipe médica seja o risco de infecção generalizada, caso os germes das vias respiratórias se espalhem pela corrente sanguínea. No entanto, o pontífice está sendo monitorado por uma equipe de pneumologistas e cardiologistas.
Com a internação, Francisco não participará da tradicional oração dominical com os peregrinos por duas semanas consecutivas. Ele segue em contato com sua equipe médica, que tem assegurado que o Papa está ciente de sua condição e pediu que todas as informações sobre sua saúde sejam compartilhadas com transparência.