O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado há oito dias no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral. Neste sábado, 22, o Vaticano informou que, pela segunda semana consecutiva, o pontífice não realizará a tradicional oração do Angelus no domingo, 23. Em vez disso, ele enviará um texto que será publicado, mas não lido por ele, como aconteceu na semana anterior.
A equipe médica que acompanha o Papa Francisco relatou que ele tem apresentado sinais de melhora clínica, incluindo o fato de fazer piadas, mas ainda não está fora de perigo. Embora sua condição tenha melhorado, os médicos destacaram que o risco de complicações permanece, com a possibilidade de uma infecção nas vias respiratórias que possa levar à sepse. No entanto, eles afirmaram que, neste momento, ele não está em risco imediato de vida.
Apesar da situação delicada, o Papa Francisco teve uma noite tranquila e, na sexta-feira, 21, foi capaz de sair de seu quarto por 20 minutos para rezar na capela. O médico responsável pelo tratamento, Sergio Alfieri, enfatizou que o Papa, embora continue sendo o líder da Igreja Católica, também enfrenta os desafios de ser um homem com saúde fragilizada. A situação permanece em monitoramento constante, mas sem alerta iminente.