O papa Francisco, de 88 anos, permanece internado desde a sexta-feira (14) devido a uma pneumonia bilateral. Segundo o Vaticano, ele teve uma noite tranquila na terça-feira (18) e, na manhã desta quarta-feira (19), já havia tomado café da manhã. A infecção, que afeta ambos os pulmões, é considerada grave e pode causar sérias complicações respiratórias.
A pneumonia desenvolveu-se após o pontífice sofrer complicações de uma bronquite, que evoluiu para uma infecção respiratória mais complexa. O quadro clínico do papa é considerado desafiador, e ele está recebendo tratamento para a infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Além disso, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados enquanto ele permanece em recuperação.
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado diversos problemas de saúde, como episódios frequentes de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal, que exigiu cirurgia em 2023. No passado, também passou por uma pleurisia e teve parte de um pulmão removido, o que complicou sua saúde respiratória.