Aos 88 anos, o Papa Francisco enfrentou dificuldades respiratórias durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, da polícia e de agentes de segurança, neste domingo (9). Devido a esses problemas de saúde, ele pediu que um assistente continuasse a leitura de seu discurso. O pontífice, que tem enfrentado complicações respiratórias nos últimos meses, revelou que a bronquite prolongada o tem impedido de falar por longos períodos. Com a mão no peito, ele sinalizou a dificuldade para respirar, pedindo desculpas pela interrupção.
Francisco, que perdeu parte do pulmão ainda na juventude devido a uma infecção respiratória, lida com um quadro de saúde mais complexo. Além das questões respiratórias, o Papa sofreu recentemente uma queda em sua residência, o que resultou em uma lesão no braço direito. Também foi visto com hematomas após um acidente doméstico e tem utilizado cadeira de rodas para se locomover.
Durante o evento, o Papa aproveitou para fazer um apelo aos membros das Forças Armadas e de segurança, pedindo vigilância contra a tentação de cultivar um espírito de guerra e a propagação de discursos de ódio, que podem dividir a sociedade. Ele enfatizou a importância de lutar pela paz e contra a manipulação de mensagens destrutivas que alimentam a polarização.