O Vaticano informou nesta terça-feira (18) que o Papa Francisco, de 88 anos, está enfrentando um quadro de pneumonia bilateral, o que tem complicado ainda mais seu tratamento. O pontífice está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória. Exames laboratoriais, radiografias e tomografias mostraram a gravidade da situação, que exige uma terapia farmacológica intensificada. Embora a situação clínica seja complexa, o papa segue com bom humor.
A pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões e pode dificultar a respiração. O papa já tem histórico de problemas respiratórios, como a pleurisia, doença que o levou a remover parte do pulmão quando jovem, tornando-o mais suscetível a infecções pulmonares. O Vaticano também informou que o pontífice não foi colocado em ventilação mecânica e está respirando de forma independente.
Em razão da sua condição, todos os eventos públicos programados para o Papa Francisco até o próximo domingo foram cancelados. O Vaticano não especificou se a infecção é viral ou bacteriana, mas afirmou que o papa permanecerá internado pelo tempo necessário para sua recuperação. O pontífice estava programado para liderar vários eventos ao longo do fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, um período de perdão especial para os católicos, que atrairá milhões de turistas a Roma.