A disputa para o Oscar 2025 segue intensa, especialmente nas categorias de melhor atriz e melhor filme, com alguns resultados do Bafta, a principal premiação britânica, adicionando imprevisibilidade. A vitória de Mikey Madison no Bafta reacendeu a competição pelo prêmio de melhor atriz, com a brasileira Fernanda Torres e a americana Demi Moore, que também estavam em destaque. A categoria, uma das mais difíceis de prever, poderá sofrer mais surpresas após o anúncio do prêmio do Sindicato dos Atores, no próximo domingo, 23 de fevereiro.
Na disputa de melhor filme, “Anora” continua como favorito, apesar de algumas derrotas, como na categoria de melhor filme no Bafta, onde o prêmio foi para “Conclave”. A perda também afetou a previsão para a direção de Sean Baker, com especialistas revisitando suas análises. A categoria de filme internacional também está acirrada, com “Ainda estou aqui” ainda sendo considerada a favorita, apesar da vitória de “Emilia Pérez” no Bafta, o que gerou discussões sobre a polêmica envolvendo a atriz do filme.
Em outras categorias, Adrien Brody surge como favorito para levar o Oscar de melhor ator por sua performance em “O brutalista”, após vitórias no Bafta e outros prêmios importantes. A disputa promete ser interessante, com Timothée Chalamet, que também é um concorrente forte, podendo surpreender se o Sindicato dos Atores confirmar seu favoritismo. O Oscar 2025, que ocorre em 2 de março, promete ser um dos mais imprevisíveis dos últimos anos, com os resultados das premiações ainda dando margem para grandes mudanças.