A Operação Vale do São Francisco Seguro foi lançada nesta sexta-feira (14), visando combater a criminalidade e reduzir as mortes violentas nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. A ação é resultado da colaboração entre as Secretarias de Defesa Social de ambos os estados e envolve mais de 1.300 agentes de segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, representantes da Polícia Científica e outros órgãos de segurança pública. A operação, que segue até domingo (16), já resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e em três prisões.
No âmbito da operação, as autoridades estaduais discutiram estratégias de segurança durante a IV Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale do São Francisco, realizada em Petrolina. A reunião contou com a presença de gestores de segurança de ambos os estados e teve como foco o combate a facções criminosas, o tráfico de drogas e armas, além da redução de homicídios e roubos. Durante o encontro, também foram apresentados dados sobre as áreas mais afetadas pela criminalidade e os principais criminosos envolvidos.
As forças de segurança, juntamente com o Ministério Público e o Judiciário, alinharam ações ostensivas e de inteligência, visando desmantelar as organizações criminosas e melhorar a segurança na região. O trabalho integrado entre os estados tem como objetivo intensificar o controle da criminalidade e criar um ambiente mais seguro para os cidadãos das duas cidades.