Na manhã desta terça-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP), com apoio da Polícia Militar, cumpriu mandados de prisão contra integrantes de uma facção criminosa atuante na Zona Leste da capital paulista e no Alto Tietê. A ação, parte da Operação Nairóbi, foi realizada nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guarulhos, na Grande São Paulo. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Mogi das Cruzes.
Entre os alvos da operação estão pessoas com longo envolvimento em atividades criminosas, incluindo casos de violência e tráfico de drogas. A operação teve como um de seus objetivos desarticular essa facção que age de forma estruturada nessas regiões, com uma história de crimes violentos, como um ataque a uma delegacia em Suzano em 2006.
A operação também resultou na prisão de um dos investigados, que estava foragido da Justiça. O suspeito, preso em flagrante em janeiro deste ano, foi detido após apresentar documentação falsa durante uma abordagem policial. O MPSP segue investigando a profundidade das conexões e das atividades da facção no estado.