A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve suas previsões para o crescimento da demanda global por petróleo em 2025, estimando um aumento de 1,4 milhão de barris por dia (bpd), totalizando 105,2 milhões de bpd. A expectativa para 2026 também é de crescimento de 1,4 milhão de bpd, elevando o consumo global para 106,63 milhões de bpd. O relatório mensal da organização, divulgado nesta quarta-feira, 12, confirma essa projeção para o período.
Para os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Opep espera um aumento modesto na demanda, de cerca de 100 mil bpd tanto para 2025 quanto para 2026. Esses países apresentam uma taxa de crescimento mais lenta em comparação com o restante do mundo.
Fora da OCDE, o crescimento da demanda será mais expressivo. A previsão é de acréscimos próximos a 1,3 milhão de bpd para 2025 e também para 2026. Essa projeção reflete uma dinâmica global diferenciada, com o aumento da demanda concentrado nas economias fora da OCDE, que são impulsionadas por uma recuperação econômica e aumento do consumo de energia.